quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campanha por um Português Correto na Internet:


DESDE - Se escreve JUNTO;

MENAS - NÃO existe;

COM CERTEZA - Se escreve SEPARADO;

...DE REPENTE - Se escreve SEPARADO;

MAIS - Antônimo de MENOS;

MAS - Sinônimo de PORÉM;

A GENTE - Sinônimo de NÓS;

AGENTE - Tipo o 007;

ANCIOSO - Não existe, o certo é ANSIOSO, de ANSEIO;

IOGURTE - Não iorgute;

MORTADELA - nunca mortandela;

MENDIGO - não mendingo;

TRAVESSEIRO - Nunca trabisseiro, a não ser que vc esteja gripado(a);

TREZENTOS GRAMAS - Não trezentas gramas, o correto é O grama e não A grama;

Simplesmente MAIOR ou MENOR de idade - não precisa do DE: de menor, de maior;

UMBIGO - Nunca imbigo;

ASTERISCO - Nunca asterístico, asterisco é uma estrela pequena, como chuvisco é pouca chuva, certo?

BENEFICENTE - Sem o i, não é beneficiente;

MAL - Contrário de Bem;

MAU - Contrário de Bom;

A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar;

BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha;
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "SUANDO" (com u) e não "soando", pois o que "soa" é sino!

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos;

Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA;

O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO;

POR ISSO e não PORISSO;

"HAVIA muitas pessoas no local" e não “HAVIAM”;

PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA;

A PARTIR e não À PARTIR ou APARTIR;

Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, pra mim comprar ou para mim comer, mim não conjuga verbo; apenas “eu, tu, eles, nós, vós, eles". É como eu dizia quando pequena... "Tudo eu, tudo eu!" - Eu faz tudo, MIM não faz nada;

Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (dó, ré, mi, etc. etc.);

SEJA - Nunca SEJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário