segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Controle Emocional.

Se tem uma coisa que eu admiro em alguém chama-se "Controle Emocional: Equilíbrio".


Admiro o equilíbrio das pessoas que caminham na corda bamba e chegam do outro lado.
Admiro as pessoas que sabem o que fazer na hora mais difícil.
Admiro a sutileza das palavras doces na boca de quem queria gritar e a calma de quem permanece intacto quando seu corpo desejaria correr.

Acho interessante saber que tudo com calma se resolve, o desequilíbrio se perde, e isso é fato.

Observe um jogo, um simples jogo de damas (nem falo em xadrez prá não complicar o negócio), observe que é um jogo simples de 02 jogadores que movimentarão as peças no tabuleiro e tentarão vencer o adversário pegando todas as suas peças. Bem, parece simples não é? E é! O que o torna complicado é o nível de controle, se o jogador conhece o jogo, analisa seu adversário, suas jogadas e mantém o equilíbrio emocional, com certeza atingirá o seu objetivo.

O descontrole emocional nos levar a perder não apenas num jogo simples, mas, nos leva a problemas gigantes em nosso dia-a-dia seja no trabalho ou nos relacionamentos pessoais.

O equilíbrio emocional faz com que o ser humano analise as questões, veja todos os seus lados e não apenas o negativo, e o conduza à decisão sensata, pois, quando desequilibrado o homem só enxerga o que está acontecendo agora, o que seus olhos podem ver, deixa de ler nas entrelinhas, deixa de perceber o que o determinado fato pode ter de bom e ruim, e principalmente, não consegue tomar atitude alguma, porque não consegue entender as coisas que ele pode ou não mudar.

O equilíbrio emocional possibilita ao ser humano perceber, sentir e analisar tudo, o momento, as pessoas e as coisas, mas, principalmente, o leva a perceber o que vale a pena, o que se pode fazer e o que não está ao seu alcance.

O que podemos resolver, resolveremos. O que não podemos, aí já é outro departamento. Não se pode é martelar os problemas ao ponto de desequilibrar "o todo".

E você, tem "Equilíbrio emocional"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário